sexta-feira, 17 de julho de 2009

Visita de Estudo Caldeira Velha - Salto Cabrito

No dia 11 de Junho, o Grupo de Actividades de Natureza dos Amigos dos Açores - Associação Ecológica organizou uma descida à Lagoa do Fogo, com o objectivo analisar o estado ambiental desta reserva natural.

Como as condições climatéricas não ajudaram, optou-se por fazer uma visita à Caldeira Velha, Caldeiras da Ribeira Grande, Barragem da Ribeira Grande e à Central Hidroeléctrica do Salto do Cabrito.

A Caldeira Velha está implantada num vale encaixado e é caracterizada pela sua cascata que enche uma pequena caldeira de águas acastanhadas devido á grande abundância de ferro existente na água. Pela sua paisagem e potencialidades no âmbito da conservação, património natural, educação ambiental, recreio e turismo, foi classificada, em 2008, como Monumento Natural.

Monumento Natural da Caldeira Velha

Um dos problema que se tem vindo a acentuar, de ano para ano, é a invasão desta reserva por fetos arbóreos (Sphaeropteris cooperi), que além de pôr em risco a sobrevivência das espécies locais, vão encobrindo toda a linha de água com as suas enormes folhas, impossibilitando a visualização da ribeira.

"Invasão" de Fetos Arbóreos

No caminho da Tondela, fomos visitar uma antiga exploração de inertes, reconvertida em lixeira municipal e actualmente constitui um esgoto de lavagem de areias.

Antiga exploração de inertes / Lixeira

Outro ponto de paragem foi nas Caldeiras da Ribeira Grande, um povoado localizado num vale de montanha com um conjunto de águas termais associadas a fumarolas. As águas sulfurosas destas caldeiras são recomendadas para fins terapêuticos. Com efeito, estas águas, no séc XIX, eram consideradas muito mais salutares que as das Caldas da Rainha.

Caldeiras da Ribeira Grande

Obras junto à Central Geotérmica do Pico Vermelho

Após uma pequena passagem pela construção de um "tanque de emergência" junto à Central Geotérmica do Pico Vermelho, fomos visitar a Barragem da Ribeira Grande, com 15 metros de altura. A montante desta barragem, encontra-se uma pequena albufeira (represa artificial de águas das chuvas e das ribeiras) que pode represar cerca de 23 000 m3 de água.
Um pouco mais acima desta albufeira pode-se encontrar a Gruta das Lágrimas.

Barragem da Ribeira Grande

Por fim, fomos visitar a imponente queda de água do Salto do Cabrito, com 38 metros de altura e a sua nova central hidroeléctrica.

Cascata do Salto do Cabrito


Sem comentários:

Enviar um comentário