sexta-feira, 24 de julho de 2009

Saída de Campo à ilha de São Jorge

Cerca de 25 associados dos Amigos dos Açores – Associação Ecológica realizarão, este fim de semana, uma saída de campo à ilha de São Jorge.

Esta actividade consistirá na realização de dois trilhos pedestres:
- Serra do Topo – Fajã de Santo Cristo – Fajã dos Cubres, no Sábado.
- Lourais – Fajã dos Vimes, no Domingo.

O objectivo principal desta actividade inserida no Projecto “Conhecer para Proteger”, no âmbito do qual é organizado um passeio mensal na ilha de São Miguel, consiste na observação in loco do estado do ambiente e a recolha de elementos para elaboração de itinerários de descoberta da Natureza e roteiros de percursos pedestres, bem como estabelecer contacto com os hábitos e culturas locais.

A actividade contará com o apoio de Prof. Eduardo Guimarães, um dos mentores do Ecomuseu da Ilha de São Jorge, que consiste num sistema concebido pela população e entidades oficiais, para revelar a História da ilha na relação entre a comunidade e o seu território. O Ecomuseu assume-se como “um processo dinâmico através do qual uma comunidade preserva, interpreta e gere o seu património para o desenvolvimento sustentável”.

Informações do percurso pedestre Serra do Topo – Fajã de Santo Cristo – Fajã dos Cubres

Informações do percurso pedestre Lourais – Fajã dos Vimes

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Visita de Estudo Caldeira Velha - Salto Cabrito

No dia 11 de Junho, o Grupo de Actividades de Natureza dos Amigos dos Açores - Associação Ecológica organizou uma descida à Lagoa do Fogo, com o objectivo analisar o estado ambiental desta reserva natural.

Como as condições climatéricas não ajudaram, optou-se por fazer uma visita à Caldeira Velha, Caldeiras da Ribeira Grande, Barragem da Ribeira Grande e à Central Hidroeléctrica do Salto do Cabrito.

A Caldeira Velha está implantada num vale encaixado e é caracterizada pela sua cascata que enche uma pequena caldeira de águas acastanhadas devido á grande abundância de ferro existente na água. Pela sua paisagem e potencialidades no âmbito da conservação, património natural, educação ambiental, recreio e turismo, foi classificada, em 2008, como Monumento Natural.

Monumento Natural da Caldeira Velha

Um dos problema que se tem vindo a acentuar, de ano para ano, é a invasão desta reserva por fetos arbóreos (Sphaeropteris cooperi), que além de pôr em risco a sobrevivência das espécies locais, vão encobrindo toda a linha de água com as suas enormes folhas, impossibilitando a visualização da ribeira.

"Invasão" de Fetos Arbóreos

No caminho da Tondela, fomos visitar uma antiga exploração de inertes, reconvertida em lixeira municipal e actualmente constitui um esgoto de lavagem de areias.

Antiga exploração de inertes / Lixeira

Outro ponto de paragem foi nas Caldeiras da Ribeira Grande, um povoado localizado num vale de montanha com um conjunto de águas termais associadas a fumarolas. As águas sulfurosas destas caldeiras são recomendadas para fins terapêuticos. Com efeito, estas águas, no séc XIX, eram consideradas muito mais salutares que as das Caldas da Rainha.

Caldeiras da Ribeira Grande

Obras junto à Central Geotérmica do Pico Vermelho

Após uma pequena passagem pela construção de um "tanque de emergência" junto à Central Geotérmica do Pico Vermelho, fomos visitar a Barragem da Ribeira Grande, com 15 metros de altura. A montante desta barragem, encontra-se uma pequena albufeira (represa artificial de águas das chuvas e das ribeiras) que pode represar cerca de 23 000 m3 de água.
Um pouco mais acima desta albufeira pode-se encontrar a Gruta das Lágrimas.

Barragem da Ribeira Grande

Por fim, fomos visitar a imponente queda de água do Salto do Cabrito, com 38 metros de altura e a sua nova central hidroeléctrica.

Cascata do Salto do Cabrito


quarta-feira, 15 de julho de 2009

sábado, 11 de julho de 2009

Para Memória Futura


Gruta da Lagoa em 1992 (Dizia-se que ia do mar até ao Convento dos Frades)



Curso de Espeleologia, nas antigas instalações dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, em data que não consigo indicar

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Algar Pico Queimado

No passado dia 27 de Junho de 2009, o Grupo de Actividades de Natureza (GAN), realizou uma visita de estudo ao Algar do Pico Queimado, na freguesia da Ribeira Seca - Ribeira Grande.
Este algar, localizado na vertente NW do Pico Queimado, corresponde a uma antiga chaminé vulcânica, por onde brotou “...uma ribeira de fogo pela Ribeira Seca abaixo até chegar ao mar, correndo mansamente como metal derretido..." (Gaspar Frutuoso, 1563).

Com 30 metros de profundidade este algar impõe respeito, mesmo para os mais experientes, pois a sensação de abismo é quase sempre assustadora.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Benvindos

Damos abertura com a presente mensagem a um blogue que se pretende que seja de debate entre os participantes nas Actividades de Natureza dos Amigos dos Açores - Associação Ecológica.
O Grupo de Actividades de Natureza tem por objectivo a promoção de acções relacionadas com a observação e interpretação da Natureza e do Ambiente, promovendo o seu melhor conhecimento, fruição e valorização.

São objectivos deste grupo:
- Realização de actividades de ar livre;
- Realização de actividades espeleológicas;
- Realização de actividades aquáticas;
- Promoção de actividades formativas, encontros e debates relacionados com as actividades de natureza;
- Edição de publicações relacionadas com a promoção do património natural e das actividades de natureza.

Responsável: Sérgio Diogo Caetano | Contacto: gan@amigosdosacores.pt